Empresa curitibana inova na área de reformas e cria o termo engenharia de interiores

(Foto: Divulgação/Assessoria de imprensa)

Uma pesquisa feita pelo Datafolha para o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) revela que mais de 80% das obras de pequeno porte no país são executadas sem um profissional técnico. Dessas, em média 40% tem um aumento de 20% no custo da obra, comprovando que a não contratação de um profissional impacta negativamente no planejamento orçamentário e que esse é, infelizmente, um hábito muito comum entre os brasileiros que da grande maioria dos entrevistados que já realizaram reforma ou construção dizem que a experiência foi ruim ou traumatizante.

Após identificar esse problema cultural na população brasileira, Leonardo Tulli, fundador da Tulli, empresa especializada em projetos de interiores e reformas residenciais, enxergou em 2015 com a criação da empresa, a necessidade de profissionalizar essas obras e trazer uma experiência positiva, indo na contramão da grande parte dos feedbacks negativos de empresas desse ramo de atuação, como comprovam os dados apresentados.

Ainda é muito comum encontrar uma construção ou reforma que custou mais caro ou levou o dobro do tempo que deveria, com prejuízos e os famosos imprevistos comuns nesse mercado, acarretando posteriormente em decisões ruins que diminuem a qualidade do projeto como um todo. Isso acontece, pois a maioria dos orçamentos feitos por empreiteiros não mapeiam toda a execução, são estimativas superficiais de mão de obra e material, diz Leonardo que se aprofundou em pesquisas das causas de más experiências com obras.

Formado em engenharia civil e design de interiores, Leonardo se encontrou em uma situação contrária àquilo que sempre esteve envolvido: a tecnologia. A construção civil no Brasil é um dos mercados mais arcaicos que existem, que trabalha da forma de tijolos sobre tijolos, com o arquiteto e o designer de interiores criando e decorando e o engenheiro executando. A partir disso, a Tulli nasceu da forma que é hoje e do começo de 2018 para cá tem crescido de forma exponencial. Muito desse resultado se dá pela forma de trabalho da empresa, operando para facilitar e agregar funcionalidade e tecnologia aos projetos e reformas que, de todo modo, necessitam a união de áreas como o design, arquitetura e engenharia mas normalmente são encontradas separadamente, sendo aí onde surgiu o termo Engenharia de Interiores.

A ideia de “a riqueza está nos detalhes” cabe também à economia financeira, e pensar em todos os pontos é que faz um planejamento de obras ser bom, efetivo e fiel aos recursos disponíveis de capital, tempo e mão de obra. E esse problema da falta de planejamento pode ser visto ainda em muitos campos. Segundo o IBGE, em torno de 60% das empresas fecham até o quinto ano por falta de planejamento. Essa deficiência junto à falta de orçamentos precisos e bem definidos para toda a execução é também um dos grandes vilões das reformas.

Para resolver esse problema a Tulli utiliza a ferramenta EVF (Estudo de Viabilidade Financeira), que é um descritivo completo de todos os investimentos necessários para obra. Ele é elaborado antes do início da execução e é parte fundamental do planejamento. Esse recurso foi desenvolvido para acabar com surpresas desagradáveis no meio do caminho, para que cada pessoa consiga terminar a obra sem abrir mão de alguns sonhos especiais para o seu imóvel.

Leonardo acredita que projeto precisa virar obra construída e esse modo de execução é a fórmula que assegura à Tulli o sucesso nas obras e projetos que executam, utilizando de processos inteligentes e enxutos que ajudam as pessoas a realizarem o sonho de ter um imóvel da forma como imaginaram e com o orçamento idealizado no início. Tudo isso por meio de um serviço criativo, inovador e profissional que garante a quem os procuram, reformas eficientes com qualidade e sem dores de cabeça, com atuação de ponta a ponta através de um excelente e cuidadoso planejamento desde o projeto de interiores e decoração, até móveis sob medida e execução da obra, centralizando e gerenciando tudo com o máximo de atenção e acompanhamento para que não seja preciso se preocupar com todas as partes da reforma separadamente, nem fugir do investimento programado.

Para conhecer mais sobre a Engenharia de Interiores com a forma de trabalhar da Tulli e os projetos executados, você pode entrar em contato através do site www.thetulli.com.br. Além disso, Leonardo dedica um bom tempo produzindo conteúdo em suas redes sociais e você pode acompanhar o dia a dia dos projetos e obras através do Instagram @leonardo.tulli e pelo canal no YouTube.


Fontes:
https://caubr.gov.br/athis-2/
http://www.caubr.gov.br/pesquisa2015/
https://oglobo.globo.com/economia/emprego/empreendedorismo-quase-60-das-empresas-fecham-as-portas-em-cinco-anos-24045448

FONTE: https://www.bemparana.com.br/noticia/empresa-curitibana-inova-na-area-de-reformas-e-cria-o-termo-engenharia-de-interiores#.X1lrtueSm1s

Leave a Reply